Convocação ao Pertencimento: Seja o LEO Clube
- Publica LEO LD-4

- 12 de set.
- 3 min de leitura
Uma pergunta que sempre me acompanha é a seguinte: Será que eu sou do LEO Clube ou apenas participo dele? Pode parecer um questionamento abstrato, ou até redundante, como se fosse a mesma pergunta, um devaneio. Mas não: esse simples questionamento pode nos levar a uma reflexão mais profunda sobre o que somos e o que queremos ser para o Movimento LEO.
Afinal, para participar do LEO basta estar presente. Basta ter o pin de companheiro, ser convidado, publicar um “story” aqui, outro ali... Participar é como estar em uma canoa sem remos, à mercê da correnteza, que nos leva para onde ela quiser. Participar é um golpe de sorte: hoje podemos estar aqui, gostar das atividades, trocar algumas palavras e até sair felizes por termos vivido um momento legal. Podemos até nos dispor a assumir cargos, desempenhar funções. Mas, para quê? Qual o sentido de tudo isso? Por que seguir um protocolo? Por que as reuniões seguem um mesmo rito? Por que o sino?
Quando chegamos ao movimento, essas questões são inevitáveis. Felizmente, logo as respostas surgem. Com o tempo, entendemos que o protocolo é a base para desenvolver nosso entendimento de hierarquia. Compreendemos que o toque do sino é símbolo de tradição, continuidade e unidade entre os companheiros. A jornada vai revelando nossas simbologias e tradições.
Quem participa pode até entender tudo isso. Pode achar legal, bonito, célebre. Mas se sente distante. Quando ajuda em uma campanha, o faz por status, para postar nas redes sociais, para enaltecer o próprio ego: “Ah, como eu sou altruísta!”. A campanha acaba, o estandarte é recolhido, e logo surgem as reclamações: “Ah, mas não arrecadamos quase nada!” ou “Ah, estou exausto!”. É inegável que é frustrante não bater recordes de arrecadação. E seria mentira dizer que uma campanha não cansa. Mas, se esse é o foco das nossas ações, sinto dizer: você está apenas participando do LEO Clube.
Quero convidar você a ser o LEO Clube, a sentir que esse movimento faz parte de você. Quero te convidar a experimentar a essência que impulsiona esse Movimento há décadas. Seja o LEO Clube, viva o LEO Clube! Sim, todos nós começamos nossa caminhada apenas participando do movimento. Mas agora eu convoco todos a avançar. Vamos transformar nossa jaula em remos, guiar a canoa pela correnteza. Vamos abraçar o sentimento de pertencimento e, essencialmente, nos permitir viver o LEO Clube em sua totalidade.
Espero que um dia todos nós tenhamos a capacidade de entender o que é ser do LEO Clube. Que possamos participar das reuniões com alegria, contribuir nas campanhas com o coração aberto e ter o privilégio de nos desafiar em diversos cargos e ações. Pois aqui, dentro deste movimento, é onde desenvolvemos as habilidades de que o mundo precisa. Aqui, podemos errar com a intenção de acertar e, com humildade, aprender com nossos erros para evoluir. Isso é o LEO. Isso é ser LEO.
Nossa sigla representa: Liderança, Experiência e Oportunidade. Quando estivermos dispostos a agarrar as oportunidades que nos são dadas, desenvolvemos a experiência, que é o alicerce para nossa evolução como seres humanos. Só então estaremos prontos para desenvolver nossa Liderança, de forma plena, em todos os aspectos da nossa jornada.
Por fim, e não como um epílogo, mas como uma convocação: desejo que todos sejamos o LEO Clube.
CLEO e CLEO Leão Willian Matias Pazdiora LEO Clube Cerro Largo e Lions Clube Giruá AL 24/25
%20(1).png)


Comentários