top of page
Logo LEO

LEO Clube

Logo Distrito

          Tudo começou com Jim Graver, treinador do time de baseball da Abington High School, em Glenside na Pensilvânia, Estados Unidos. Jim Graver, juntamente com William Ernst, ambos associados do Lions Clube de Glenside, falavam em iniciar um clube de serviço para estudantes do ginásio. Eles, então, pediram apoio dos demais associados, e sem hesitar, o Lions Clube de Glenside concordou que um grupo de jovens seria uma boa ideia para propagar os ideais propostos por Melvin Jones.

 

          Juntos, 9 meninos do segundo ano, calouros e veteranos, se juntaram ao grupo de 26 jogadores de baseball, pelo qual formaram o primeiro LEO Clube no mundo. Em 5 de dezembro de 1957 foi oficialmente concedida uma carta constitutiva ao LEO Clube da Abington High School. Como o primeiro LEO Clube do mundo, o grupo criou o acrônimo LEO - Liderança, Igualdade e Oportunidade - Leadership, Equality, Opportunity. Mais tarde, o lema Igualdade foi alterado para Experiência. As cores vermelho escuro e dourado foram escolhidas como as cores do LEO Clube, mantendo o padrão de cores da escola.

          Os associados do LEO Clube da Abington High School representavam uma ideia isolada até 1963. Naquele ano, um LEO Clube foi formado na Tamaqua Area High School, na Pensilvânia. Logo em seguida, um ex-companheiro Leão da Filadélfia formou um LEO Clube em Nova Iorque.

 

          Em 1964 já havia 27 LEO Clubes na Pensilvânia e um em Nova Iorque. E finalmente, em outubro de 1967, a diretoria de Lions Clubs International adotou o LEO Clube como programa oficial da associação, aberto a ambos os sexos, com o objetivo de oferecer aos jovens do mundo uma oportunidade de desenvolvimento e contribuição, individual e coletiva, como membros responsáveis da comunidade local, nacional e internacional. Em 15 de outubro de 1970, haviam 24.000 membros de LEO Clubes em 918 Clubes em 48 países por todo o mundo.

          Hoje em dia, o LEO Clube é uma das maiores organizações juvenis do mundo, com milhares de clubes e membros em todo o planeta. A organização continua a inspirar jovens a se envolverem em atividades de serviço e a desenvolverem suas habilidades de liderança, preparando-os para serem cidadãos ativos e responsáveis em suas comunidades.

Dirigentes do LEO Clube Abington High School.

Dirigentes do LEO Clube Abington High School.

Fonte: Lions Clubs International.

Membros fundadores do LEO Clube da Abington High School.

Membros fundadores do LEO Clube da Abington High School.

Fonte: Ojas M. Chitnis.

E no Brasil, como o LEO iniciou?

          Logo após ser reconhecido como um programa oficial de Lions Clubs International, o movimento de LEO Clubes chegou ao Brasil, mais precisamente em 28 de agosto de 1969, com a fundação do LEO Clube Maceió - Lagoa, em Alagoas.

          Com o apoio e incentivo da diretoria do Colégio Sagrada Família, o Lions Clube Maceió - Lagoa reuniu um grupo de estudantes para divulgar a filosofia de servir, levando os alunos a compreenderem e compartilharem dos problemas comunitários.

 

          Com o passar dos anos, os companheiros do Lions Clube Maceió - Lagoa compreenderam que ali estava a semente de preparação de futuros Leões em qualificação. E assim, levaram à diretoria do Lions a proposta de fundação de um clube de jovens. Após um tempo, amadurecida a ideia, foi designada uma comissão e em 28 de agosto de 1969 foi empossada a Diretoria do primeiro LEO Clube do Brasil, na presença do presidente do Lions Clube, Valdir Batista da Mata, e do governador distrital, César Cals de Oliveira Filho.

          Devido o tempo de processamento, a carta constitutiva do clube foi expedida apenas no dia 25 de setembro de 1969.

          O associado do Lions de Maceió que mais batalhou para que isso fosse possível e até hoje é defensor dos LEO Clubes, é Paulo José Loureiro Santos Lima, considerado o precursor e patrono do movimento de LEO Clubes no Brasil.

Paulo Lima, Patrono do LEO Clube no Brasil

Paulo Lima, Patrono do LEO Clube no Brasil.

Fonte: Dário Benedito Rodrigues.

Cerimônia de fundação do LEO Clube de Maceió - Lagoa.

Cerimônia de fundação do LEO Clube de Maceió - Lagoa.

Fonte: Dário Benedito Rodrigues.

          O Governador do Distrito, após conhecer os objetivos e propósitos do Clube, foi um dos maiores incentivadores. Devido ao seu entusiasmo, promoveu a ida de um dos associados do Clube à Convenção Internacional de Lions Clubes de 1970, em Atlantic City, New Jersey, Estados Unidos. Naquele evento, Dário João Bernardes foi o representante do movimento brasileiro de LEO Clubes.

 

          No mesmo ano de fundação do primeiro LEO Clube, surgiu o LEO Clube de Arapiraca, no dia 10 de novembro de 1969. A partir daí, surgiram os LEO Clubes de Jaguari no dia 05 de maio de 1970, Teresina "Jubileu Ouro" no dia 13 de janeiro de 1971, Maranguape no dia 27 de janeiro de 1971 e assim sucessivamente (essas datas refletem a data da carta constitutiva fornecida por Lions Clubs International).

          Na medida em que o número mínimo de seis LEO Clubes em cada Distrito Leonístico fosse atingido, os Distritos LEO eram constituídos. O primeiro distrito fundado foi o LA-3, antigo L-15, no Ceará, em 4 de fevereiro de 1972. O movimento LEO no Brasil conta, hoje, com milhares de associados espalhados pelos quatro Distritos Múltiplos LEO LA, LB, LC e LD.

Emblema

          O emblema do programa de LEO Clubes compreende duas cabeças de leões que olham para direções opostas, separadas por uma barra vertical na qual está inscrita, de cima para baixo, as letras LEO.

​​

          O leão foi escolhido para ser o símbolo dos Lions Clubes e, consequentemente, foi definido também para os LEO Clubes. As faces do leão simbolizam a visão do trabalho que se fará (Da direita, olhando para o futuro) ou que já foi feito pelo Clube em sua comunidade (Da esquerda, olhando para o passado). Ele é um animal que representa força, coragem, garra e velocidade, pressupostos daqueles que se tornam associados e qualidades para se orgulhar, do passado que os motivou a ingressar no movimento e os anseios em mostrar-se pronto para os desafios do futuro! (Eis o significado de um leão virado para frente e para trás.)

          Em dezembro de 2020, Lions Clubs International, no intuito de modernizar, resolveu reformular o emblema do programa de LEO Clubes, definindo-o em uma única cor - cinza (Pantone® Cool Gray 11 | HTML #55565A | 65C 57M 52Y 29K | 85R 86G 90B). Para que possa ser utilizado em materiais de divulgação, a organização disponibilizou um logotipo principal e duas variações que se diferenciam conforme as especificidades das faixas etárias de seus associados: Alfa e Ômega.

Logo LEO

Logo Institucional na cor

cinza para uso geral.

Logo LEO

Logo destinado a 

LEO Clubes Alfa.

Logo LEO

Logo destinado a 

LEO Clubes Ômega.

História do Emblema

       O emblema do programa de LEO Clubes, como conhecemos hoje, nem sempre apresentou a estrutura tradicional. Ao longo dos anos, o programa foi representado por vários outros emblemas. Inicialmente, o logo apresentava como símbolo principal, a imagem de um leão, figura que também estava presente no logo de Lions Clubs International. Como complemento, também apresentava as palavras Liderança, Igualdade e Oportunidade, lema que originou o acrônimo LEO.

         O significado do acrônimo LEO, originalmente, traduzia-se em Leadership, Equality e Opportunity - Liderança, Igualdade e Oportunidade, pois os LEO Clubes eram formados apenas por jovens do sexo masculino. Com a entrada das mulheres, o lema passou a ser Leadership, Experience e Opportunity - Liderança, Experiência e Oportunidade.

Logo presente no estandarte  do primeiro LEO Clube.

Logo presente no estandarte

do primeiro LEO Clube.

Logo LEO

Logo presente em panfletos

do primeiro LEO Clube.

Logo LEO

Logo de publicações de

Lions Clubs International.

          Com o passar dos anos, o emblema do programa de LEO Clubes sofreu grandes alterações. Com as modificações, o emblema passou a compreender duas cabeças de leões que olham para direções opostas, separadas por uma barra vertical na qual está inscrita, de cima para baixo, as letras LEO.

          Entre as cores do LEO Clube, foram escolhidas pelo primeiro LEO Clube do mundo (Em homenagem as cores de sua escola) o bordô e dourado e, desta forma, adotadas pelo restante dos clubes que surgiram, por conseguinte, na forma de seus estandartes, pins, sinos, entre outros artigos.

Logo LEO

Logo disponibilizado na

publicação LEO-57 30M 5-69.

Logo LEO

Logo com as cores oficiais

da Abington High School.

Logo LEO

Logo utilizado como base

para as versões atuais.

          Em 2009, Lions Clubs International resolveu reformular novamente a logomarca do LEO Clube, visando diferenciá-la conforme as especificidades das faixas etárias de seus associados.

 

          A exemplo de outros clubes de serviço, os LEO Clubes foram classificados em dois tipos: Alfa e Ômega. Aqueles denominados Alfa seriam compostos por associados entre 12 e 18 anos de idade e teriam a logomarca com o fundo vermelho. Os demais clubes seriam compostos por associados entre 18 e 30 anos de idade e o fundo da logomarca seria azul.

 

          Lions Clubs International também disponibilizava a logomarca de LEO Clubes nas cores preto e platina, para que pudessem ser utilizadas em materiais de divulgação como cores de uso comum.

Logo LEO

Logo institucional na cor

preta para uso geral.

Logo LEO

Logo institucional na cor

platina para uso geral.

Logo LEO

Logo destinado ao uso

de LEO Clubes Alfa.

Logo LEO

Logo destinado ao uso

de LEO Clubes Ômega.

          Além dos emblemas tradicionais que representam o programa, Lions Clubs International também criou, ao longo dos anos, versões comemorativas.

 

        Em 2007, o primeiro LEO Clube do mundo completou 50 anos de fundação e, consequentemente, o movimento de LEO Clubes também completou 50 anos de existência. Mais recentemente, em 2017, foi a vez da comemoração de 60 anos do movimento no mundo. Em ambas as datas, foram criados logotipos oficiais que representassem o ano da comemoração.

Logo LEO

Logo em comemoração aos

50 anos do LEO Clube.

Logo LEO comemoração 60 anos

Logo em comemoração aos

60 anos do LEO Clube.

          O logo na cor platina prevaleceu em todos os materiais oficiais para LEO Clubes, como coletes, estandartes, bandeiras, pins de dirigentes, premiações em chevrons etc. Por isso, em Dezembro de 2020, seguindo uma nova etapa da modernização, Lions Clubs International resolveu transformar o emblema do programa de LEO Clubes, definindo-o em uma única cor - cinza (Pantone® Cool Gray 11 | HTML #55565A | 65C 57M 52Y 29K | 85R 86G 90B). (ATUAIS CORES HOJE)

bottom of page